domingo, 26 de abril de 2009

Diário de um dia a dia

Rio de Janeiro, abril de 2009

Pensa que é fácil?
Apreciamos as pessoas que conseguiram vencer, como atletas, executivos, comerciantes, músicos, atores e nunca pensamos um momento sequer nas dificuldades que eles tiveram pra chegar ali. Muitas vezes vemos suas casas maravilhosas, seus bens, suas vidas, suas famílias e pensamos que eles devem ter compactuado com algo ou mesmo roubado pra chegar à posição que estão e não enxergamos que na grande maioria das vezes eles apenas acreditaram. Eles tinham uma meta, se dedicaram, miraram nela e foram atrás. Não pensamos nas dificuldades que se impuseram no dia a dia antes de conseguirem alcançar seus objetivos, realizar seus sonhos, como por exemplo: acordar pela manhã e saber que o dinheiro está acabando, que tem contas pra pagar e que ainda não está surgindo nenhum convite, nenhum trabalho, que eles não sabem se amanhã estarão aqui ou acolá, mas mesmo assim continuaram se dedicando na busca da motivação pra encarar outro dia sem resultados... mas com a certeza que está no caminho certo, sabendo que está seguindo seu coração. Diferentemente de quem tem um emprego certo, uma vida rotineira, onde se sabe que acorda, se banha, toma café e sai de casa com rumo certo prum trabalho, prum escritório... que no fim do mês o dinheiro estará na conta te esperando.

Nem sempre é fácil tomar o caminho do “diferente”... Como a minha viagem. As pessoas pensam que tudo foi fácil, que foi como férias, que era só diversão, que foi só colocar a mochila nas costas e sair, mas não pensam em como foi complicado organizar, levantar informações – sabe quanto custa uma Coca-Cola no Laos? Sabe o custo de uma refeição no Camboja ? - saber que não poderia me apegar a nada e a ninguém, pois em pouco tempo não estaria mais ali... Não deixa de ser uma pequena morte, mas também um renascimento, a cada dia.

Nesses últimos meses após meu retorno, estruturando meu futuro, o que visualizo pra mim, o que gostaria de fazer nos próximos anos, minha palestra, meu site, mais viagens, minhas exposições, escrever outro livro, pode não parecer, mas é difícil e solitário. E o mais difícil todo dia é encarar um novo dia e saber que nada ainda está pronto, que os resultados ainda vão demorar a chegar. É duro enxergar. Cada dia coloco um tijolo e demora. Depois de alguns dias sei que terei uma parede, mas ainda não se pode morar numa parede, é preciso construir a casa e isso leva tempo e paciência, coisas que são muito difíceis de lidar.

Creio que todos entendemos claramente que se dedicarmos tempo e focarmos, vamos conseguir alcançar as metas, mas provar-se isso todo dia é difícil. Na maioria das vezes nós só vemos o resultado final. O nadador que bateu o recorde e recebeu a medalha, mas não enxergamos a quantidade de esforço, de dedicação e que pra isso acontecer teve que treinar “N” horas por dia, se superar, ter quase nenhuma vida social. Sofreu a cada dia por um momento de glória. O jogador de basquete que depois do treino continuou sozinho na quadra treinando arremessos enquanto os amigos saiam pra balada. O jogador de futebol que ficou treinando faltas, enquanto o resto do time ia pra praia. O estudante que virou noites e fins de semana com a cara no livro enquanto os amigos curtiam e viajavam. A grande maioria das pessoas do mundo cumpre sua obrigação, somente a obrigação e depois vão curtir, e se dependesse desses o mundo apenas girava. Os que seguem seu coração são os que vão fazer a diferença, que irão fazer a humanidade avançar porque saíram de sua zona de conforto. Mas sofreram. E quando olho pra trás sei que varias decisões que tomei poderiam ter sido mais fáceis se tivesse seguido o padrão, mas preciso construir o que realmente gosto, só não achava que ia ser tão complicado e lento

3 comentários:

Anônimo disse...

Fred, estamos aqui, viu? Realmente não é facil, mas juntos somos mais fortes. Rora e familia

Anônimo disse...

SEMPRE ADMIRO PESSOAS COMO VC QUE DESAFIAM OS PARADMAS, MAS ENTENDO QUE NÃO É FÁCIL LUTAR CONTRA A MARÉ ...MAS NADA É IMPOSSÍVEL, ACREDITE ... E OUTRA COISA: CASAS, CARROS, "ESTABILIDADE" PODE SER TUDO IMAGEM , O QUE IMPORTA É SER FELIZ ... PENSO QUE AS COISAS QUE DEMORAM É PQ TEM MAIS VALOR E CONTEÚDO ... BJ FRED QUERIDO FRED RS

Anônimo disse...

só para consertar: PARADGMAS