quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Condenado a viver !

Andando por aí passo por pessoas pobres, miseráveis, sem uma vida digna, sem ter onde morar decentemente, sem a garantia de um prato de comida, um aleijado, um pedinte, um mendigo dormindo sobre folhas de papelão, outro revirando o lixo tentando encontrar algo pra comer, um grupo fumando crack, um bêbado completamente apagado junto ao meio fio... Afinal eles não tem nossa “sorte” de ter uma casa, uma geladeira cheia, saúde, uma boa cama, um bom plano de saúde, dinheiro pra comprar um antidepressivo....e o anti depressivo do pobre é a cachaça; do miserável, o crack.

E a culpa de quem é? Existe um culpado? Afinal em tudo que acontece em nossas vidas temos que culpar alguém, e culpamos nossos pais por certos comportamentos que temos, pela maneira que nos influenciaram, quando na verdade eles também estão aprendendo “são crianças como você”, culpamos o governo que não faz o que achamos que deveria fazer, culpamos o status quo, culpamos a vida...e do outro lado um milionário paga 35 milhões de dólares para ser turista espacial por uma semana, um outro perde 10 bilhões de dólares em investimentos com a crise de 2008/2009 e nem se coça.

Que Merda !!!!

O pior de tudo é sentir que a vida é uma prisão da qual não temos o direito de fugir e temos que aguardar o Supremo Carcereiro nos torturar até o último momento, e somente aí, quando a pena estiver cumprida receber a autorização para sair desse cárcere.

Dizem alguns que, já que estamos presos e não temos escolha a não ser permanecer aqui até o fim, temos que transformar essa prisão da melhor maneira possível, ou seja, conseguir lençóis limpos, um bom colchão, ficar amigo dos líderes do pavilhão, conseguir umas quentinhas com boa comida ou então fazer uma ligação elétrica para esquentar o almoço e poder comer algo aquecido e saudável. Na hora do banho de sol, jogar uma bolinha, bater um papo com os outros detentos, pendurar uma cortininha de banheiro pra ter alguma privacidade na hora de dormir, aprender uns joguinhos de carteado e dominó pra passar o tempo, e cultivar amizades já que essa prisão é perpétua. E, por assim ser, tentar levá-la da melhor maneira possível.

Mas como levar da melhor maneira com todas essas misérias, dificuldades, exploração, corrupção, roubo, egoísmo, ostentação de alguns poucos que se sentem superiores aos outros?

Algumas culturas, como a japonesa, eles tem suas saídas. Na nossa, o “suicídio” e a eutanásia são vistos como um crime contra a vida e contra o espírito.
Independente de ser ou não, dentro de cada cultura sou a favor de abreviarmos o sofrimento em qualquer sentido. Um câncer terminal e mesmo a decisão da "professorinha" Leila Lopez de encerrar a vida porque pra ela “já deu”. Chegou. Acabou. Tava bom. Suficiente.

Pra mim parece que a melhor maneira de viver é juntar-se aos seus, aos seus amigos, familiares, mantê-los próximos da melhor e mais pura maneira possível. Ter empatia pelos que sofrem e tentar minimizar suas dores, ajudar aos que mais precisam, nem que seja dedicando pelo menos algum tempo para ouví-los ou contribuindo com instituições e se importando de verdade, um pouco de pouco é muito mais importante que muito de nada.

Se quisermos sofrer menos durante essa estada na carceragem temos que tentar diminuir o sofrimento dos outros: não dando o peixe, mas ensinando a pescar; não dando a soma mas mostrando como calcular e assim, independente de quem seja a culpa, que no fundo é de todos nós, essa busca ficará em segundo plano, pois tentando remediar o sofrimento alheio de uma maneira sincera, remediaremos o nosso e quem sabe nossa pena possa ser reduzida por bom comportamento, podermos cumprir liberdade condicional e em breve estarmos livres.

3 comentários:

Ana Karina de Montreuil disse...

Seria perfeito ter a certesa de que essa não é a nossa unica "viagem" .se essa não sair como esperamos ,tudo bem temos a proxima.
Se nossas vidas não são tão cheias do que gostamos ou se são tão vazias do que queriamos é so "planejar" melhor a que virá.
Bjus p vc

Alexandre Magalhães disse...

Amigo, a culpa é definida quando se julga alguém por algo que fez ou mesmo que se omitiu. Eu prefiro o termo "responsabilidade", pois é mais ampla...concordo com muita coisa que você indica no texto e discordo de outras, graças a D's! Não acho que a Vida seja um cárcere (obviamente que este cenário depende do momento de cada um), mas um lugar que passamos para apre(e)nder...e, para isto, precisa haver as diferenças, por mais gritantes que possam ser...Peace.

Anônimo disse...

Muito bom os seus pensamentos. Eles sao inspiracao para a reflexao, tao necessaria nos dias de hoje, que, de um modo geral a superficialidade da vida esta de moda, nao dando espaco para meditacoes profundas. A modernidade frenetica faz nos esquecer de nossa essencia. Leia o livro HEROIS DE VERDADE do Roberto Shinyashiki.

Abracos Cadu